quarta-feira, 6 de abril de 2011

Visita Ao Ateliê de Fernando Penteado






Em Março/2011 visitamos o Ateliê de Fernando Marques Penteado, um artísta brasileiro que tem uma carreira internacional e uma linguagem artística básicamente têxtil. Constrói suas obras com fios e tecidos bordados a mão e a máquina em suportes variados (emborrachados, raquetes de tenis, plásticos, etc), conseguindo um resultado delicado e muito bonito trabalhando sobre elementos rígidos e desafiadores.
Nosso grupo ficou encantado com a simpatia e recepção do artista que preparou para esse encontro um passeio por suas obras, detalhando cada fase, nos falando sobre o seu processo criativo. Fernando é professor universitário, artista, curador e escritor, atualmente escrevendo para Revista "Dobras" uma publicação bimestral aonde fala sobre têxtil e se pode comprar em livrarias especializadas. Em 2010 foi convidado para escrever um artigo para a revista inglesa "Textile" The Journal of Cloth and Culture sobre um tema em que tratará do seu trabalho de Mestrado feito na Central Saint Martins School de Londres sobre o bordado masculino.
Sua última exposição foi em 2010 no Algarve em Portugal e em 2009 foi convidado para apresentar suas séries, na 2ª Bienal de Tassilônica na Grécia com curadoria de Gabriela Salgado (brasileira que trabalha na Galeria Tate Modern em Londres).
Fernando é "artista convidado" para participar da Mostra Coletiva de Arte Têxtil - Têxtil Transformações, que acontecerá em novembro em São Paulo, na Galeira "Casa Contemporânea".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para melhorarmos nosso conteúdo. Thanks!