quinta-feira, 3 de março de 2011

Visita ao Ateliê do Artista - Jacques Douchez








No último sábado, dia 26 de Fevereiro de 2011 iniciamos mais um projeto ligado ao mundo Têxtil chamado Visita ao Ateliê do Artista. Nosso primeiro convidado anfitrião, foi o famoso artista têxtil e atualmente pintor Jacques Douchez, figura conhecida no meio artístico pela sua importância. Personalidade forte e uma cultura invejável, tomou conta do nosso grupo de sete pessoas por mais de uma hora falando sobre sua vida e sua carreira. Nasceu em Macon, França e veio para o Brasil por causa dos horrores da segunda guerra mundial. Conheceu Samson Flexor, Norberto Nicola e compram os teares de Regina Graz iniciando seus projetos têxteis na casa de Nicola, na Alameda Glete em São Paulo. Neste momento nascia o "Atelier Douchez Nicola" e apoiados por Burle Marx e Pietro Maria Bardi criaram tapeçarias monumentais que hoje estão instaladas no Palácio do Planalto em Brasília, na sede do Governo Brasileiro. Douchez cria então as escuturas tecidas, tirando do plano o tecido e dando forma escultural a tapeçaria. Ganhador de prêmios em Bienais Nacionais e Internacionais como a de Lousanne na Suiça, se consagrou como um dos maiores nomes da tapeçaria brasileira.
Foi um grande prazer e no mês que vem teremos mais novidades.

4 comentários:

  1. nossa! adorei! gostaria de fazer parte de grupo sortudo!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Nádia,

    Maravilhoso projeto de visitar ateliês, e melhor ainda por participar deles. Eu amei nossa manhã de sábado e o prazer de compatilhar todo tempo que durou visita ao Jacques Douchez. Gostei muito da síntese que fez. Parabéns

    Alexandre Heberte

    ResponderExcluir
  3. Olá Nádia:

    Gostaria muito de conhecer o atelier deste artista, moro na Bahia e estarei em breve em São Paulo, mas apesar de pesquisar no Google não consegui encontrar o endereço do atelier, é possível me enviar o endereço???
    meu e-mail é: drivalente@hotmail.com
    Agradeço imensamente a atenção

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei a visita de vocês ao ateliêr de Jacques Douchez, tenho 4 obras do artista, adoro seu trabalho, mas como o amigo acima, também não consigo o endereço do ateliêr de Jacques, se puderem me enviar por email fico muito grata, meu email bettylhp@gmail.com.
    Parabéns pelo trabalho e obrigada.
    Betty

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para melhorarmos nosso conteúdo. Thanks!