segunda-feira, 19 de abril de 2010

Tapeçaria Jacquard

Everyday - Squeak Carnwath

Lia Cook




Brian Caraway


Quando se pensa em tapeçaria, eu imagino que a maioria das pessoas pensem naquelas peças antigas, com temas do dia a dia de camponeses com cestas de flores que foram reproduzidos a exaustão, nos anos 60. Lembro de ter uma na casa de minha avó e achava meio esquisito, mas fazia parte da estética da época... Quem tinha mais dinheiro e cultura, podia comprar as tapeçarias feitas com exclusividade, na Europa, Oriente Médio, Ásia ou de algum importante artísta ou arquiteto que criava um desenho especialmete para ser reproduzido nesta difícil e demorada técnica de tapeçaria.
O tear de Jacquard era mais utilizado pela indústria têxtil, exatamente pela sua complexidade e custo e acabou sendo direcionado para confecção de tecidos de decoração e utilitários. Você deve ter uma bonita colcha com desenhos em baixo relêvo feitos em tear de Jacquard?
As tapeçarias acima foram feitas no tear da Jacquard e apesar de serem um pequeno exemplo, já temos muitos artístas espalhados pelo planeta utilizando desta técnica para criar suas peças que evoluiram com as novas tecnologias da informática, facilitando assim o processo criativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para melhorarmos nosso conteúdo. Thanks!