sábado, 28 de agosto de 2010

Saad - Coleção Verão 2011







Marina Lafer vestindo um casaqueto Saad feito com seu tweed vermelho, desenvolvido no Atelier MLafer em São Paulo.

Saad lançou hoje, 28/08/2010 em sua loja da Rua Haddock Lobo, 1545 , sua nova coleção de verão 2011. Fui convidada por Marina Lafer que é têxtil designer e trabalha em parceria com a marca, para conhecer a loja dos Jardins (para quem ainda não conhece, "Jardins" é um luxuoso bairro de São Paulo que concentra as principais marcas nacionais e importadas do planeta terra).
Roberta Saad estava recebendo suas principais clientes e apresentando um desfile inspirado nos anos 60/70, com grafismos e colagens. Tecidos artesanais e tecnológicos, couro, tweeds, rendas e acabamentos perfeitos. Acessórios muito bem desenhados com ateção especial para bolsas de todos os modelos e tamanhos. No site você pode conferir todos os detalhes: www.saad.ind.br

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Gabriella Pascolato


Perdemos no último domingo, dia 22 de agosto um dos grandes nomes da indústria têxtil brasileira, que apesar de ser natural da Italia, construiu sua vida e família aqui no Brasil fundando com seu marido a "Santaconstância". Estou falando de Gabriella Pascolato, conhecida também por ser mãe de Constanza Pascolato, figura elegante e referência para o mundo da moda. Gabriella deixou uma bela história registrada no livro acima, que vou comprar e ler...

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Estudo de Tecelagem Manual




Aprendí a tecer com uma especialista em tecelagem manual chamada Beatriz Cunha, no início dos anos 80 e isso definiu minha vida profissional para sempre. Hoje depois de 30 anos voltei a estudar tecelagem com a mesma professora e percebí que não me lembrava mais de muita coisa, principalmente na leitura de gráficos de montagem de fios, para criar padrões de desenhos em um tecido.
Estou estudando diariamente por quatro horas e acima estão algumas fotos dos meus primeiros projetos orientados pela Bia.
Como é bom fazer o que se gosta, não é mesmo?

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Southbank Centre




Ernesto Neto, artista carioca que utiliza tecidos elásticos para criar suas instalações, esta expondo em Southbank Centre na Inglaterra, no Festival Brasil que acontece entre os dias 19 de julho e 5 de setembro de 2010 e leva a dança, a literatura, as artes visuais e a música brasileiras para serem apresentadas em pleno verão europeu. Ernesto Neto trabalha com pesos, esticando o tecido ao máximo de seu limite e criando formas muito interessantes em uma escala gigante.
Não entendo porquê ele não tem a mesma valorização em seu próprio pais... nunca soube de uma exibição de suas obras em grande escala, no Brasil e sinto muito que isso aconteça com tantos talentos nacionais que só são respeitados depois de fazerem sucesso no exterior.
Bela homenagem ao Brasil e se quiser conferir, clique no link abaixo.
www.southbankcentre.co.uk


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Broinhas de Claudia Araújo

tapeçaria levada para Trienal de Lódz em 2010



Claudia e sua obra premiada



detalhe das "broinhas"

Claudia Araújo é conhecida pelos tapetes que cria em tear manual e em técnicas artesanais de construção têxtil utilizando fios de diferentes origens como este exemplo acima. O tapete "Broinha" foi criado com aparas de lycra descartadas da indústria de biquinis brasileiros que desprezam estas tirinhas que são vendidas como resíduo. Diante deste material não foi dificil criar um rolinho, mas a grande idéia foi unir centenas de rolinhos e transformá-los em um tapete que ganhou um prêmio na Trienal de Tapeçaria de Lódz, na Polônia em 2010 e também na Gift Fair no Brasil em agosto do mesmo ano.
Parabéns Claudia Araújo, a área têxtil precisa de designers empreendedores e criativos como você.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Artesanato é Luxo?

Segundo Tyler Brulé, criador e editor canadense da revista Wallpaper, atualmente o maior luxo é o que é feito artesanalmente e que não pode ser copiado em uma fábrica chinesa. Depois de ler este artigo publicado no jornal Folha de São Paulo e escrito por Raul Juste Lores no último domingo, passei a refletir sobre o assunto que me deixou curiosa com a simplicidade do raciocínio e feliz pela valorização de uma atividade pouco reconhecida em terras brasileiras.
Brulé defende a preservação de profissões manuais nas grandes cidades, pois há muita gente disposta a pagar por um produto ou experiência exclusivos.
Se você tiver a oportunidade de ler esta matéria completa, não perca tempo...
www.folha.com.br

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Confiança

Ato de confirar, segurança íntima, familiaridade, crédito... estas são algumas definições da palavra "confiança" que encontrei no dicionário hoje. Fiquei pensando no quanto podemos confiar nas pessoas e como é delicada essa relação no ambiente profissional, pessoal e familiar. Ser paciente e persistir nos nossos objetivos, mesmo que os outros não acreditem nele, mas você lá no fundo acredita, é uma maneira de enfrentar e confiar nos instintos humanos. Confie em si mesmo e siga em frente, porque muita gente sem nenhum critério vai tentar te derrubar... Boa sorte!